Home

castings-casa-dos-segredos-5

No mesmo ano que 42 408 estudantes se candidataram à 1ª fase do acesso ao ensino superior, 105 mil pessoas inscreveram-se na Casa dos Segredos 5. Gostava de fazer uma piada sobre isto, mas quero ser um humorista popular e temo que a maioria não perceba.

Contudo, temos de ser realistas, é compreensível haver mais candidatos à Casa dos Segredos do que ao ensino superior. No final do dia, quem queremos ser? A pessoa que recebe por presenças na Palace Kiay ou aquele com licenciatura que serve a Vodka RedBull? Não estranho que este ano se tenha batido o recorde de inscrições, o vencedor, bonito eufemismo, irá ganhar 50 mil euros! Já ouvi licenciados a perguntar: isso é quanto em estágios profissionais?

Num período em que o ensino superior não parece dar garantias, os mais frágeis deixam-se iludir pelos 15 minutos de fama. No entanto, não significa que a ausência de estudos seja automaticamente a entrada num reality show. O caminho não é esse, primeiro passa-se por uma casa de strip.

Será assim tão grave haver mais pessoas a querer ir para a Casa dos Segredos do que para o ensino superior? Vamos estudar para quê? Não há emprego. Vamos usar preservativo para quê? A natalidade está em baixa. Risco de doenças? Qual é o problema, não vou ter reforma. Vamos a isso, onde é que eu me inscrevo?

Há quem diga que estes números são um reflexo do país, de um facilitismo em detrimento de valores mais elevados, não concordo. Desde quando entrar na faculdade é mais digno do que entrar na Casa dos Segredos? Conseguir ouvir a Teresa Guilherme todos os domingos é trabalho que não se deve menosprezar.

Ambos os mundos são muito parecidos, por exemplo, eu entrei na faculdade, parti uma janela mas entrei, e reparei que só depois de lá estar, na praxe, ensinam os alunos a ficar de joelhos, enquanto na Casa dos Segredos só lá entra quem já domina a posição.

Se ainda tem dúvidas entre ir para a faculdade ou para a casa dos segredos, pense na metodologia de avaliação. Enquanto uns fazem exames nacionais outros respondem a um questionário. Aqui a grande diferença está em lugar de penalizar, valorizar erros ortográficos. O que me parece bem. Quem precisa de escrever correctamente quando até o destino dos licenciados é o call center?

Para terminar com a analogia crítica, antes que os estudantes comecem a cantar a “Mulher Gorda” e me atirem com uma pandeireta à cara, ou os concorrentes da Casa dos Segredos me queiram fazer a folha, depois de aprenderem a ler. Estive a fazer as contas, e 105 mil concorrentes divididos em grupos de 20 dá para 5250 Casas dos Segredos. Sendo que cada casa dura 15 semanas, temos concorrentes para mais de 1509 anos. Espero que a Teresa Guilherme leve calçado confortável.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s