Home

Paulo Portas e Passos Coelho

Por causa da novela entre Passos e Portas as empresas portuguesas cotadas em bolsa perderam 2,6 milhões de euros. A instabilidade politica provoca instabilidade nos mercados que por sua vez aumentam os juros da divida sempre que aumenta o risco de não a conseguirmos pagar. Isto é apenas e só ridículo. Faz tanto sentido como se os bancos andassem a espionar os casais que contraem crédito à habitação para ver se há risco de divórcio, aumentando assim o risco de não pagar o empréstimo e com isso aumentar também os juros do crédito.

No caso dos casais parece fácil perceber que não faria sentido aumentar os juros por meras discussões entre o casal, todos os casais discutem e por vezes quanto mais discutem ideias mais viva e intensa é a paixão. No entanto, no caso da democracia e dos desentendimentos entre políticos parece que os mercados internacionais têm dificuldade em entender o básico, se há divergências não significa crise política, mas sim que a democracia está viva. Provocar eleições antecipadas não é uma maldição do demo! Não é crise política! É apenas e só democracia!

Acabo de dizer que a «democracia está viva» isto em Portugal é quase irrisório, estará no máximo ligada à máquina e só assim se percebe que a maioria das pessoas com mentalidade rasa prefere que tudo continue na mesma, que mais vale não mexer no que está antes que ainda fique pior. Sim, mais vale não mexer antes que faleça? Não pode ser! Isto é um pensamento derrotista e medíocre e para medíocre já basta o actual governo.

Torna-se frustrante perceber que não podemos criar ondas, que nos querem caladinhos e conformados subservientes ao poder dos mercados internacionais sob pena de nos aumentarem os juros da divida. De sermos maus alunos e irresponsáveis? Ainda chamam democracia à situação vigente onde o povo apenas pode comer e calar? Organizar manifestações legais submetidas a horários e itinerários específicos, não é uma manifestação é um cortejo de ovelhas.

Usarem a palavra crise para descrever a situação actual do país não faz sentido nenhum. Crise é uma mulher na menopausa. O que está a acontecer vai-nos fuder por traz o futuro todo. (gosto de ser optimista)

A crise toca a todos, mas a uns mais afinada que a outros. Afina-se a crise com engenhosas trapaças. Já dizia Honaré de Balzac, «A resignação é um suicídio quotidiano.» Agarrada à resignação vem a inacção, o conformismo e a submissão ao poder de outrem. Houvesse um psicólogo clinico a fazer o diagnóstico comportamental dos portugueses, julgo que o diagnóstico seria sem sombra de dúvida o transtorno bipolar. A grande maioria aparenta estar muito preocupada com a crise, mas se lhes perguntarmos como está a viver com esta crise, parte do cérebro diria que é horrível, outra parte diria:

-ainda assim está tudo bem, desde que continue a emagrecer; ainda assim está tudo bem, desde que o Benfica ganhe o campeonato; ainda assim está tudo bem, desde que o botox continue a fazer milagres; ainda assim está tudo bem, desde que não falte o vinho; ainda assim está tudo bem, desde que continuem a aparecer gajas boas no Big Brother; ainda assim está tudo bem, desde que continue a ver os concertos do Tony Carreira.

A maioria dos programas políticos são como a maioria dos programas televisivos (e digo isto com a autoridade que caracteriza o meu total desconhecimento por programas políticos) a maioria deles são para gente desprovida de capacidade intelectual. Com o rigor que caracteriza todas as generalizações, creio que existe uma ponte entre as audiências da SIC e da TVI que liga os votos ao PS, PSD e CDS. Os números das audiências dizem muito sobre o nosso país.

Enfim, para além de tudo isto ainda temos um presidente da república que quer fazer concorrência ao grande Marcel Marceau, nunca os ouvi abrir a boca e são ambos palhaços. Marcel Marceau já faleceu e a Cavaco só falta decretar a certidão de óbito.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s