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Os especialistas não se decidem em relação ao adjectivo mais apelativo para caracterizar os descontos. E o problema é que a desordem dos directores de marketing provoca a confusão na cabeça dos consumidores. Eu já não sei se hei-de ficar mais entusiasmado com o super desconto, com o desconto imbatível ou com o híper desconto.

Passo horas no supermercado a deliberar se adquiro um produto com um desconto campeão ou com desconto excepcional? Será preferível aproveitar a excepcionalidade do desconto ou levar para casa um desconto que já é campeão? Devo inclinar-me para um super desconto ou para uma super promoção? São ambos tão bons que me deixam super indeciso.

Por sorte estou no supermercado, onde tudo é «super» incluindo o «Super Pop». O que seria do «Pop» sem o «Super»? Seria um «Pop Regular». Ainda bem que temos acesso a um que é «super». O «Super Pop». Só no supermercado! Onde tudo é tão grande, tão super, tão mega, tão híper e tão ultra! Apenas eu me sinto pequenino ao lado dos enormes cartazes de descontos, felizmente tenho o preço para me fazer companhia. Que dizem também ser pequeno, muito pequeno, pequenino, baixinho e até minúsculo. É tão pequeno que só espero não pisar nenhum.

A mania das grandezas das promoções é isto, sinto falta do desconto modesto e do preço honrado, para gente modesta e honrada. O grande problema dos descontos no supermercado é que a maioria são descontos em cartão em vez de serem descontos em carteira.

As promoções são tão grandes e o preço tão baixo que o preço tem de subir para uma cadeira e pôr-se em bicos dos pés para chegar à promoção. Mas vamos por partes, se o híper mercado é maior que o supermercado então o super desconto é uma merda ao pé do híper desconto. Certo?

Se está certo ou não, quem sabe? Mas num país com tantos bons preços, super preços e preços excelentes é difícil acertar no preço certo. Não é Fernando?

De todas as vantagens que podemos ter as que mais me fascinam são as de categoria «super». Gosto de imaginar o «super preço», a «super promoção» e o «super saldo» vestidos com fatos de licra ridículos como se fossem super heróis, a lutar contra os maléficos vilões, a «carteira pequena» o «plafond do cartão» e o «ordenado diminuto».

Como é que se anunciam os descontos? Em campanhas! Há dois tipos de campanha que nos levam à ruína, desde o pequeno assalto às nossas carteiras das campanhas publicitárias ao roubo organizado das nossas poupanças das campanhas eleitorais. Caros consumidores e eleitores se virem uma campanha destas fujam a sete pés. O 15% desconto numa torradeira e a oferta de chapéus e bandeirinhas nunca compensam o futuro furto.

Só no supermercado é que pode haver os «melhores descontos», o «híper desconto» que faz preços baixos e o «mega desconto» para o megabyte da pen drive. As «grandes promoções», as «poderosas promoções» e as «poderosas promoções com as melhores atracções!» Há as promoções imperdíveis e as promoções de estação: outono, inverno, primavera, verão!

Temos «promoções até» e «promoções desde», descontos progressivos, descontos imediatos e descontos em percentagem. É 20% é 30% é 50% é 75% e a 100% é a puta da oferta! Quase que te pagam ir às compras!

Todas as promoções têm uma coisa em comum: são «oportunidades!» Algumas chegam a ser «oportunidades únicas» e há até imagine-se «oportunidades imperdíveis!» Todo isso até chegar ao Santo Graal, a Liquidação Total!

Ah e uma catrefada de saldos que nunca mais acaba! Toda a gente quer ir aos saldos! Fazer bons negócios! Nesse Serial Killer de carteiras e poupanças. Os saldos são o Vítor Gaspar do marketing adormece-te com o diálogo da publicidade e rouba-te a carteira quando estás distraído.

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