Home

O meu dia de anos é o único dia em que faço alguma coisa sem ter de mexer uma palha, nem sequer preciso de levantar o cu do sofá, aliás nem mesmo de me sentar nele, basta-me acordar. Assim que acordo felicitam-me euforicamente enquanto atiram confetes para cima do meu corpo meio adormecido – Parabéns! Fazes anos hoje! – Mas isso não é verdade, e aqui vai a grande revelação meus amigos, preparados? Fechem as portas, tranquem-nas mesmo com duas voltas à fechadura, agarrem-se bem á cadeira e não tirem os olhos do ecrã, olhem à vossa volta e não deixem nem os animais de estimação lerem isto. O que vos vou revelar é coisinha suficiente para, caso o Bin Laden descubra, mandar abaixo mais umas três ou quarto torres, mesmo que gémeas falsas. É grave o suficiente para a Elsa Raposo andar a correr pelas ruas toda nua a gritar – Sou virgem outra vez!

E aqui vai, o que vos tenho para dizer é o seguinte, eu não fiz os anos, eles já estavam feitos. Fizeram-se sozinhos e eu nem tive de contribuir nada para isso, nem impostos, nem IRC, nem IVA, nada, zero. Apenas comer, dormir e não me meter a frente de camiões na auto-estrada.

O dia de anos é genial, porque é única altura em que nos dão os parabéns sem que seja necessário fazer um bom trabalho, ou ganhar alguma coisa. Apenas ganhamos mais um ano que, na verdade, foi ganho ao longo dos dias, mais concretamente 365. Então será essa a razão dos Parabéns? A chegada à meta, ao final de uma etapa. – Epá parabéns, chegaste ao fim e a horas não te atrasaste. O que seria uma chatice, fazer 21 anos e chegar lá com uma semana de atraso. Teria depois de chegar aos 22 com menos uma semana. Mas não, o tempo não se atrasa, ele não usa relógio e no entanto, chega sempre a horas.

Agora a questão é o seguinte, eu sonho com o dia em que isto aconteça noutras situações. Acordar e de repente, sem nada ter feito, me darem os Parabéns por ter ganho 3 ou 4 prémios Nobel, ter tido ideias brilhantes capazes de mudar o mundo e finalmente conseguir temperar em condições o bacalhau à Brás.

PS – Todos os dias eles acertam no dia de alguém.

(Escrito há 1 ano e mais algumas semanas) Gosto de ser preciso.

Comentar

