Home


A tecnologia tem esvaziado de forma violenta e sem escrúpulos as nossas estantes, prateleiras e gavetas, eu que sonhava ter estantes cheias de bons livros, bons filmes e boa musica vejo esse sonho ser me vedado a cada dia que passa.

Primeiro havia os vinis grandes e com capas bonitas, onde o som era puro, depois vieram as cassetes, mais pequenas, portáteis, graças ao Walkman, mas com uma apresentação manhosa. A seguir o CD e o DVD, mais electrónicos, sem falhas e sem ter de rebobinar as fitas, mas basicamente um vinil em ponto pequeno, mais pequeno no tamanho e no charme também. Depois foram os MP3 e MP4, onde se pode pôr resmas de músicas no bolso, a maior parte já nem funciona a pilhas, vejam bem, já nem as pilhas posso perder nas gavetas, trabalham com pequenas baterias recarregáveis. Como o Ipod, essa grande revolução na música, dizem os progressistas com mentalidades de rebanho, todos iguais seguem o pastor, neste caso Steve Jobs. Esse Deus da tecnologia, criou o Ipod, Iphone e Ipad, só lhe faltou criar o Inomeoriginal.

Eu só gostava de saber, mas afinal o que é que eu meto nas prateleiras agora, carago? Esse Ipad terrorista de antiguidades.

Quero ouvir música – dá para ouvir no Ipad.

Quero ver um filme – dá para ver no Ipad.

Quero ler um livro – dá para ler no Ipad.

Quero ler um jornal – dá para ler no Ipad.

Porra! Eu preciso de alguma coisa para meter na prateleira, ela sente-se sozinha caramba! Houvera uma casa para as prateleiras e armários abandonados que ela já estaria com lotação esgotada.

Ainda há quem me diga – Ai, não digas mal, que o touchscreen foi uma grande invenção! – Grande invenção, grande invenção, o touchsreen? E a porra do touchlivro, do touchvinil, do touch qualquer coisa que não seja a porcaria de um ecrã!? Hã? Onde é que isso anda?

Desde quando é que um Ipad pode matar uma mosca tão bem como um jornal?

Desde quando é que um Ipad provoca uma espondilose tão bonita como uma estereofonia ao ombro?

Desde quando é que o Ipad serve tão bem para fazer uma fogueira como a bíblia?

Chamem-me antiquado, eu aceito, mas há prazeres que a mim ninguém me tira, como é abrir um livro e cheirar as suas páginas, como se inspira-se todas as suas histórias e sabedoria e logo a seguir atirar a bíblia ao lume para aquecer os pés. Isso sim, são dias bem passados. E aquelas folhas finas que dão óptimas mortalhas, estou neste preciso momento em que vos escrevo com uma lágrima ao canto do olho, estou na última página e só me vai dar para mais uma.

Já para não falar de terem tornado as televisões mais finas e uma pessoa fica sem saber onde colocar os naperons de renda e os panos de croché que a nossa avó tão simpaticamente nos ofereceu. A única coisa que eu vejo a ser posta nas prateleiras neste momento é as pessoas, com o nível de desemprego (causado pelas máquinas, sempre essas putas). Colocam pessoas nas prateleiras, logo agora que já lá não estão livros para ler, apenas 3 ou 4 naperons, que estavam em cima das televisões antigas, sempre se podem agasalhar com isso, coitados.

Que saudades de rebobinar cassetes com o lápis ou com a ponta do dedo.

Pensar que imensas relíquias podem vir a ser substituídas por um mero Ipad aumenta a minha indignação, por sorte o bom Whisky eles não conseguem servir nesse canivete suíço do séc. XXI. No dia em que o Ipad vier com bebidas alcoólicas, espero que pelo menos a Apple tenha a dignidade de oferecer em conjunto 20 comprimidos diazepam 10mg, para cessar de uma vez por todas com este sofrimento.

Deixem-me dizer uma coisa, eu só hei-de comprar um Ipad, no dia em que ele vier com uma bazuca. Porquê? Não faço ideia, mas pode dar jeito.

P.S. Eu disse comprar! Nunca disse que não o aceitava se me o oferecessem. :D

Comentar

